sábado, 4 de agosto de 2012

A IMPORTÂNCIA DE SE TER SUA LOGOMARCA VETORIZADA!


Como a grande maioria dos profissionais da área de Design e Web Design já sabem o significado da palavra Vetor e a importância da logomarca. Vou tratar deste tema de forma um tanto menos técnica, para que aquele que está na outra ponta, proprietário, gerente ou responsável pela área de propaganda e divulgação de uma empresa, possa entender e até mesmo vir a procurar um profissional da área para orientá-lo nesta questão.
Todos que trabalham na área de criação, como eu, arte finalistas, designer, estamparias, gráficas, editoras e etc, sabem da importância de se ter a logomarca, logotipo ou mascote da empresa que lhes contratou, de preferência no formato correto.

Não generalizando, mas, na maioria dos casos o cliente tem no máximo um cartãozinho de visita que ele fez com um rapaz que passa lá de vez enquanto. Em outros casos o cliente até tem um letreiro, que também foi feito pelo tal rapaz mas, ele não comprou os direitos sobre a arte, não a tem em CD, de forma Digital e nos formatos de arquivos editáveis, tipo cdr, Eps, Cmx, Pdf, Psd e Aì e por aí vai. Veja Lista de formatos de Arquivos gráfico.
No entanto ele não possui a própria marca (logomarca ou mascote), não sabe sequer o telefone do rapaz ou não tem mais contato. Talvez ele possa ter um sobrinho (sabe aquele) que fez pra ele um desenho no Paint ou no Word, mas não é certo dele ainda ter. Geralmente ele acredita que lhe dando o cartãozinho de visitas, tudo se resolverá e o resto o computador faz.

Outros rapazes que por ventura venham a passar por lá oferecendo cartões, canetas, calendários e mais um monte de coisas, após fecharem alguma venda, dão-se conta de que o cliente não tem uma marca, eles até fazem o que podem, tiram foto do letreiro, digitalizam o cartãozinho e acabam vendendo o produto, mas, o cliente fica sempre apenas com o cartãozinho e mais nada.
Para entender melhor este processo, vamos por parte.

Logomarca: é composta por Logotipo e Símbolo. Veja alguns exemplos

Geralmente no momento da criação de uma logomarca, levamos em conta cores, design, formatos e o público a ser atingido, entre outros fatores técnicos que envolvem sua empresa, fazendo com que sua empresa seja reconhecida, não somente por seus produtos e serviços, mas, também pelo seu visual, sua logomarca.

Este é o significado de uma logomarca, levar ao cliente uma lembrança, de fácil interpretação e esteticamente agradável aos olhos.

Um bom exemplo seria a empresa Apple - especializada em tecnologia de informática, celulares entre outros aparelhos eletrônicos, ela é reconhecida por sua apetitosa "Maçã Mordida". Assim como outras como a Rede Glogo e sua Bolinha de aço, a Coca-Cola e suas letras (fontes) rebuscadas, por aí vai.

Agora digamos que você é o proprietário de uma pastelaria, não precisa ser chinesa, qualquer pastelaria mesmo. Sua pastelaria está no mercado a um bom tempo, alguém diz pra você que terá uma 
feira de alimentação e você poderá participar, porém você terá que mandar confeccionar um (Banner) aquelas faixas, como eram chamadas antes das impressoras de Plotter.

No banner você terá que expor a marca de sua empresa e outras informações como o número da sua barraca, telefone para contato ou entrega, além das atividades é claro.

Você corre até um local que faça este tipo de trabalho. Chegando lá pede para ser confeccionado o tal banner, nas medidas que os organizadores do evento lhe passaram.

A pessoa que lhe atende pergunta a famosa frase, o senhor trouxe o texto e a sua 
logomarca ou logotipo? .Está em que formato.ela pergunta mais ainda...Em que mídia o senhor trouxe..? Pois é meu caro. Eu em seu lugar iria dizer: Sim (vetorizada e em ".cdr" e em curva), além de colocar o pendriver na mesa.

Mas, no seu caso, digamos que você não conheça e nunca ouviu falar em 
vetores .cdr e muito menos em curva, talvez até nem saiba o que é mídia!...E daí, qual é o problema, ninguém nasce sabendo nada, a não ser ?mamar e chorar? que é instintivo.

É para isso que existem blogs como o meu. Para que pessoas como você, que não é obrigado a saber de tudo, possa aprender.
Então vamos lá:
Em primeiro lugar o importante e não ter vergonha de não saber do que se trata, pois a mocinha que está do outro lado do balção também não sabia até alguém ensiná-la.

Depois é procurar uma orientação de um profissional, saber preços e possibilidades para ter este material disponível em suas mãos. Afinal de contas a empresa é sua e quem tem que ter a 
logomarca ou mascote é você e não o rapaz do cartãozinho.
Outra coisa importante é saber que você um dia irá precisar e talvez não dê tempo de confeccionar naquele momento. Com isso você pode estar perdendo algumas oportunidades de negócios, até mesmo de patrocínios algo que lhe renderiam bons frutos no futuro.

Outro exemplo: Seu filho está jogando num time da escola e será realizado em grande torneio em que os alunos precisarão de umas camisas e shorts.

Seu filho chega pra você e pede pra você patrocinar as camisas e os shorts, visto que você é pai e possui uma pastelaria e isso seria uma boa oportunidade de expor seu negócio a outras pessoas, de forma a garantir possíveis consumidores e é claro, seu filho iria ficar orgulhoso do papai.

É nessa hora que o bem dito 
vetor e o tal cdr entram em campo e caso você não tenha, farão a maior falta, pois para se fazer uma estampa em camisa é necessário fazer antes uma tela de nylon.
Antigamente usava-se a tinta nanquim e papel vegetal, depois passava-se para as telas, logo que as telas estivessem prontas era a vez do tecido. Estampa-se cor por cor, caso sua marca tenha mais de uma cor e você quer que todas sejam impressas no material (tecido)

Hoje com o advindo do computador as coisa mudaram, não muito neste caso, pois a tela de nylon e o papel vegetal
ainda perduram, mas, os desenhos já não são mais feitos em nanquim e sim em programas de computador e em formatos como este que estou abordando CDR o Vetor.
Um entre outros fatores, são as tais curvas que envolvem as fontes (=letras) utilizadas na criação da logomarca. Elas são convertidas para desenho (curvas) pare que possa ser editada em qualquer computador, (claro, que possua o programa de origem ou compatível com o formato). Não havendo que instalar as fontes (=letras) originais no computador de todos por onde sua logomarca passar até que seja confeccionada a tal camisa ou outro produto.

Voltando ao seu patrocínio, você não vai querer decepcionar seu filho e tratará de fazer as camisas. Mais uma vez terá o produto e não a sua logomarca, porque?...
Porque a pessoa que for fazer a camisa também irá precisar do bendito ARQUIVO .CDR o VETOR de sua (logomarca, empresa). Só que como você não a tem, a pessoas não lhe dará isso de graça. Ela fará as camisas, talvez usando o mesmo cartãozinho que você fez com o rapaz aquele e Zé fini.
O trabalho que ele teve para "vetorizar" a "sua logomarca", talvez ele não cobre, mas não lhe entregará os arquivos, mais do justo, afinal ele só foi contratado para estampar a mesma.

Como disse, para se ter uma logomarca, logotipo ou mascote além dos seus arquivos gravados em cd, com os direito de uso mais a papelaria, porcentagens de cores, dimensões, fontes utilizadas e outros itens que componham o pacote que você venha a adquirir.
Para isso basta um pouco de informação e um capital disponível. Depois é preciso procurar um profissional da área que possa confeccionar este material para você. Desta forma você nunca mais terá dificuldades em patrocinar ou divulgar sua empresa em qualquer tipo de mídia  nesse caso as mídias impressas como revistas, jornais ou até mesmo em camisas do time do seu filho, nas mídias televisivas, internet e em propagandas publicitárias, banners, letreiros, uniformes, frotas de veículos, brindes e até mesmo no seu cartãozinho de visitas.

Sua marca estará sempre igual, sem perder as características, cores e formatos no qual você comprou, pagou e aprovou como sendo a sua "cara", sua marca, sua identidade.
Na próxima vez que alguém passar no seu estabelecimento comercial para lhe vender uma propaganda (mídia) ou até mesmo aquele cartão de visita, você já poderá dizer que já possue a sua logomarca e já está em curva em cdr (vetorizada), com isso seu trabalho poderá ficar até mais barato do que ficaria., pois a parte mais difícil de uma criação já está resolvida.

Espero ter ajudado.
TEXTO : LÉO SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário